O Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a CPLP e África (CIICLAA) realizou uma conferência de divulgação no dia 4 de Abril de 2018 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT).
A mesa da Sessão de Abertura foi composta (da esquerda para a direita na foto) pelo Eng. José Pimenta Lima, do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) de Cabo Verde e Diretor Executivo do CIICLAA,o Professor Luís Manuel Monteiro Alves da ULHT, que presidiu à sessão, a Professora Ana Brasão em representação do Reitor da ULHT, e a Dra. Georgina de Mello em representação da Secretária Executiva da CPLP.
Estiveram também presentes, entre outras personalidades,o embaixador de Cabo Verde em Portugal, o diretor do INMG de Cabo Verde e o presidente da APMG.
A conferência constou de uma introdução sobre o CIICLAA,a cargo do Eng. José Pimenta Lima, da apresentação de projetos que se pretende serem desenvolvidos no seio deste Centro, ede uma Mesa Redonda.
Projetos apresentados:
- Estratégias Inovadoras de gestão do solo e da água para melhorar a segurança alimentar em regiões áridas e semiáridas de forma a aumentar a resistência e a resiliência às alterações climáticas – Professor António Dinis Ferreira (Escola Superior Agrária de Coimbra – ESAC);
- Vigilância e controlo da transmissão da Malária em Moçambique utilizando Deteção Remota e parâmetros ambientais – Doutora Célia Gouveia (IPMA);
- Projeto integrado sobre clima, variabilidade, alterações climáticas, impactos e medidas de adaptação para a cultura da vinha no Alentejo – Professor João Corte-Real (ULHT).
A Mesa Redonda, moderada por Eng. Pimenta Lima, constou das palestras
- As atividades da agricultura face às condições gerais em Cabo Verde: estudo entre 1990 a 2018 – Professor Luís Manuel Monteiro Alves, ULHT
- A experiência brasileira na redução de riscos climáticos e alerta agrometeorológico sobre seca e comportamento vegetal – ProfessorOrivaldoBrunini, do Instituto Agronómico de Campinas/Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (IAC/ FUNDAG, Brasil)
e da discussão sobre aspetos gerais estratégicos a serem considerados no financiamento dos projetos atividades do CIICLAA.