...

Dia Meteorológico Mundial 2025

23 de março de 2025

...  
Todos os anos, o Dia Meteorológico Mundial comemora a entrada em vigor, a 23 de março de 1950, da Convenção que institui a Organização Meteorológica Mundial (OMM ou WMO). Esta comemoração destaca o contributo fundamental dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais para a segurança e o bem-estar da sociedade e é celebrada através de diversas atividades em todo o mundo. Os temas escolhidos para o Dia Meteorológico Mundial abordam questões relacionadas com o Tempo, o Clima e a Água. O tema do Dia Meteorológico Mundial 2025 é "Fechar Juntos a Lacuna do Alerta Precoce”.

A mensagem do Secretário Geral da OMM começa com “Feliz Dia Meteorológico Mundial. Feliz 75º aniversário da Organização Meteorológica Mundial como voz autorizada da ONU sobre o Clima, o Tempo e a Água” e acaba com um apelo aos governos de todo o mundo. “Apelo, por isso, aos governos de todo o mundo para que reforcem os investimentos nos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais. Isto é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico nacional e internacional. Para concluir, nos últimos 75 anos, a OMM transformou a ciência em ação para o bem global. Neste Dia Meteorológico Mundial, vamos reafirmar o nosso compromisso com um mundo mais seguro e sustentável. Devemos isso aos nossos filhos”.

Partilhamos a mensagem que o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, dirigiu por ocasião do Dia Meteorológico Mundial, referente ao tema escolhido para 2025.

“As previsões negras dos meteorologistas estão a concretizar-se. O nosso clima está em chamas. Cada um dos últimos dez anos foi o mais quente da história registada. O calor do oceano está a bater recordes. E todos os países estão a sentir os efeitos – sejam eles por impacto dos incêndios, das inundações ou castigados por tempestades sem precedentes. O tema do Dia Meteorológico Mundial deste ano – “Fechar Juntos a Lacuna do Alerta Precoce” – recorda-nos que, nesta nova realidade climática, os sistemas de alerta precoce não são luxos. São investimentos necessários e sólidos, proporcionando um retorno quase dez vezes superior. No entanto, quase metade dos países do mundo ainda não tem acesso a estes sistemas que salvam vidas. É vergonhoso que, na era digital, se estejam a perder vidas e meios de subsistência porque as pessoas não têm acesso a sistemas de alerta precoce eficazes. A iniciativa Alertas Precoces para Todos das Nações Unidas tem como objetivo que todos, em todos os lugares, estejam protegidos por um sistema de alerta até 2027. O mundo deve unir-se e aumentar urgentemente as ações e os investimentos para atingir este objetivo. Precisamos de apoio político de alto nível para a Iniciativa dentro dos países, de um impulso no apoio tecnológico, de uma maior colaboração entre governos, empresas e comunidades e de um grande esforço para alargar o financiamento. Aumentar a capacidade de empréstimo dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento é fundamental. O Pacto para o Futuro acordado no ano passado deu passos importantes e deve ser cumprido na íntegra. O mesmo deverá acontecer com o resultado financeiro da COP29. Ao mesmo tempo, devemos intensificar os nossos esforços para enfrentar a crise climática na sua origem – através de cortes rápidos e profundos nas emissões de gases com efeito de estufa – para evitar que esta se agrave inimaginavelmente. Este ano, todos os países devem honrar a promessa de entregar novos planos nacionais de acção climática que estejam em linha com a limitação do aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius. Numa era de desastre climático, todas as pessoas na Terra devem ser protegidas por um sistema de alerta precoce como uma questão de justiça. Juntos, vamos conseguir.”

Trata-se de uma mensagem que transmite um forte sentimento de preocupação e um apelo claro à ação — à qual esperamos poder responder com o nosso conhecimento, empenho e entusiasmo.
    ...