...

APMG 2025 - 13º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG & o XXIII Encontro Luso Espanhol de Meteorologia

Realizou-se com êxito o 13º Simpósio de Meteorologia e Geofísica e XXIII Encontro Luso-Espanhol, organizado pela Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) conjuntamente com a Associação Meteorológica Espanhola (AME), e com o apoio da UTAD e do CITAB, de 24 a 26 de Março de 2025. O tema escolhido foi "Energia em Meteorologia e Geofísica", que destacando a importância da energia na compreensão e estudo dos processos climáticos e geofísicos, bem como os desafios associados à transição energética e às alterações climáticas, teve o interesse dos participantes. Na abertura deste Simpósio foi lembrado o Dia Meteorológico Mundial, que se comemorou na véspera a 23 de Março, referindo-se que anualmente, neste dia, se comemora a entrada em vigor da Convenção que criou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) a 23 de março de 1950. Este ano o tema escolhido foi “Closing the early warning gap together” (“Juntos superamos a lacuna do alerta precoce”). Na comunicação sobre este dia a Secretária Geral da OMM realçou que nos últimos 75 anos, a OMM transformou a ciência em ação para o bem global e reafirmou o compromisso com um mundo mais seguro e sustentável.

...

O Simpósio reuniu profissionais e académicos das área de Meteorologia e Geofísica contribuindo para a divulgação da investigação, discussão sobre assuntos relevantespara a salvaguarda de pessoas e bens, promover colaborações e partilha de conhecimento. O evento contou com 7 palestras convidadas e 57 comunicações orais e em poster, abordando o tema do Simpósio e outros temas em meteorologia, geofísica e áreas afins (como por exemplo hidrologia, energias renováveis). Este ano as comunicações em poster foram projetadas em ecrã e todos fizeram uma apresentação de 3 minutos.

Entre as comunicações orais convidadas, foram apresentadas no primeiro dia “PREDICCIONES METEOROLÓGICAS Y ENERGÍA: RETOS PARA UN DESARROLLO CONJUNTO” por Ignacio Láinez, Diretor de Avaliação Energética, EDP Renováveis Europe, (OC1.1), e “A ENERGIA DOS SISMOS” por Mourad Bezzeghoud (OC1.2), explicando a escala que relaciona a grande quantidade de energia libertada nos sismos e a classificação destes sismos na escala de Ritcher. No segundo dia foram apresentadas as comunicações orais “O IMPACTO DE EVENTOS EXTREMOS COMPOSTOS NO MEDITERRÂNEO” por Ricardo Trigo (OC2.1) e “A GIGANTESCA MÁQUINA (DOS ESTADOS) DO TEMPO” por Carlos C. DaCamara (OC2.2), uma excelente apresentação sobre como é de primordial importância o papel da termodinâmica na compreensão do Sistema Climático e da responsabilidade da humanidade na sua manutenção. Ainda neste dia foi realizada a comunicação “A ASSINATURA DO CLIMA NA ÁREA ARDIDA ANUAL EM PORTUGAL” por Carlos C. DaCamara (OC2.3). No terceiro dia foi dado uma visão presente e futura das investigações no CITAB na comunicação oral convidada “ATIVIDADES DO CITAB EM METEOROLOGIA E CLIMA” por João A. Santos e uma visão da participação da AME nas Organizações da EMS (European Meteorological Society) e da Federação latino Americana e Ibérica de Sociedades de Meteorologia (FLISMET) com o título ”COLABORACIÓN CON LA SOCIEDAD EUROPEA DE METEOROLOGÍA (EMS) Y LA FEDERACIÓN LATINOAMERICANA E IBÉRICA DE SOCIEDADES DE METEOROLOGÍA (FLISMET)” por José Luis Sánchez Gómez e Ernesto Rodríguez-Camino.

Durante o jantar do Simpósio foram entregues os Prémios de Carreira Académica e Técnica em Meteorologia e em Geofísica e no fecho do evento foram entregues os prémios do Concurso da melhor Tese de Doutoramento e Dissertação de Mestrado.

Este evento foi uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos, promover o intercâmbio de experiências entre especialistas e refletir sobre os desafios e oportunidades que surgem na interseção entre meteorologia, geofísica, hidrologia, e energias renováveis, ressaltando a importância de uma abordagem integrada para enfrentar as mudanças climáticas e os desafios energéticos.

Prémios carreira - APMG 2025

  • Ricardo Trigo - Prémio carreira académica em Meteorologia 2025
  • Manuel Rosa Dias - Prémio carreira técnica em Meteorologia 2025
  • Carlos Sousa Oliveira - Prémio carreira académica em Geofísica 2025
  • Carlos Corela - Prémio carreira técnica em Geofísica 2025

Prémios de melhor Tese de Doutoramento e Dissertação de Mestrado - APMG 2025

  • Patrícia Santos Silva - Prémio de Melhor Tese Doutoramento em Meteorologia
  • Raquel Sofia Barbeiro dos Santos - Prémio de Melhor Dissertação de Mestrado em Meteorologia
  • Mariana da Ponte Oliveira - Menção honrosa pelo segundo lugar no concurso de Melhor Dissertação de Mestrado em Meteorologia
  • João Bulas Cruz - Menção honrosa pelo terceiro lugar no concurso de Melhor Dissertação de Mestrado em Meteorologia
  • Claudia Victoria Campos Rubio - Menção honrosa pelo terceiro lugar no concurso de Melhor Dissertação de Mestrado em Meteorologia

Mais informações sobre os prémios