...

APMG 2023 - 12º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG & o XXI Encontro Luso Espanhol de Meteorologia

O 12º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG e o XXI Encontro Luso Espanhol de Meteorologia (APMG2023), foram realizados, com grande êxito, de 20 a 22 de março, na semana de comemoração do Dia Meteorológico Mundial 2023 e dos 150 anos da Organização Meteorológica Mundial. Como habitualmente, o Simpósio reuniu profissionais e académicos de Meteorologia e de Geofísica, contribuindo para a divulgação e promoção da investigação realizada nestas áreas tendo sido também um fórum de discussão e convívio entre estudantes, professores, investigadores e profissionais. O Simpósio foi também organizado para fomentar a partilha, união e o companheirismo entre os participantes.

...

O APMG2023 decorreu no edifício sede do IPMA/Aeroporto em Lisboa, com o apoio do IPMA, I.P., da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade de Évora. Na sessão de abertura esteve presente S.Exa. o Secretário de Estado do Mar, Engº José Maria Costa, que no seu discurso, congratulou a escolha do tema e da sede do IPMA para a realização do 12º Simpósio, após os anos de paragem pela pandemia, de grande significado para a Meteorologia, Climatologia e Geofísica. Abordou também o Dia Meteorológico Mundial e a importância da Cooperação Internacional. Nesta sessão, estiveram também presentes o Prof. Doutor Miguel Miranda, na qualidade de Presidente do IPMA e em representação S.Exa. a Ministra da Agricultura e Alimentação, Fernando Aguado, como representante da AME, e Lourdes Bugalho, a Presidente da APMG.
O tema escolhido para o Simpósio, “Ciências de Dados em Meteorologia e Geofísica”, foi do agrado e interesse de todos os participantes, motivou discussões muito participadas durante as Mesas Redondas que se seguiram às comunicações orais convidadas. Esta área tem merecido cada vez mais atenção, devido ao aumento da disponibilidade de dados, da necessidade de processar uma quantidade crescente de informação e de tomar decisões baseadas na análise de dados. As quatro palestras convidadas cobriram diversos aspetos deste tema, como descrevem os seus títulos, nomeadamente o “Circuito de Informação Meteorológica no IPMA”, a “Programação na Cloud: Aplicação ao estudo de incêndios Florestais em Portugal”, “Métodos de Ciência de Dados para Séries Temporais das geociências” e “Evolução do Conceito de dados em Meteorologia e Climatologia”. No total, foram apresentadas 85 comunicações, na sua maioria em temas relacionadas com a Meteorologia, Climatologia e as suas aplicações. Foi realizada também uma Mesa Redonda de Geofísica, sobre Inteligência Artificial aplicada às Ciências da Terra, com a participação dos palestrantes das sessões de Geofísica.
O evento cultural foi realizado no final da tarde do segundo dia do Simpósio e foi centrado na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), em Lisboa. O evento, que incluiu uma descrição histórica da SNBA pelo diretor da instituição e uma visita guiada pelas várias exposições, despertou grande interesse e mereceu o agrado dos participantes.
O dia terminou com o jantar do Simpósio, que este ano se realizou na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Após um cocktail e da refeição, foi realizada a sessão de entrega dos prémios carreira, instaurados pela primeira vez este ano para cumprir o objetivo estatutário de contribuir para o prestígio da investigação, do ensino e das aplicações das ciências meteorológicas e geofísicas bem como para a divulgação da sua importância e do seu conhecimento. Este ano, os premiados foram os seguintes:
  • Carlos do Carmo de Portugal e Castro da Camara, Prémio carreira académica em Meteorologia 2023
  • Olavo Francisco Valente Rasquinho, Prémio carreira técnica em Meteorologia 2023
  • Jorge Miguel Alberto de Miranda, Prémio carreira académica em Geofísica 2023
  • Fernando José Raposo Carrilho, Prémio carreira técnica em Geofísica 2023
A sessão de entrega dos prémios foi uma homenagem aos premiados pelas suas carreiras, pela quantidade, qualidade e diversidade dos seus currículos, mas também pela importância dos seus contributos para o conhecimento, ensino e divulgação da Meteorologia e Geofísica. A sessão de entrega dos prémios carreira contou com discursos da Presidente da APMG e dos premiados e pode ser caracterizada como um alegre momento de homenagem, partilha de experiências e divertido convívio entre os participantes.
O Conselho Dirigente da APMG, instaurou também, pela primeira vez este ano, um concurso para a melhor tese de Doutoramento e Melhor Dissertação de Mestrado em Meteorologia e em Geofísica, tendo os prémios sido entregues no fecho do Simpósio, que decorreu após a atuação do Coro do IPMA “O Tempo Canta”. Para este concurso foram elaborados e divulgados um Regulamento e um Edital em janeiro de 2023.
Finalmente, importa referir o esforço realizado pelo Conselho Dirigente da APMG para aumentar o retorno aos participantes do APMG2023 e pela Comissão Organizadora para tentar garantir o bom funcionamento do Simpósio. Importa salientar a publicação e divulgação do Livro de resumos do APMG2023 e o Livro de resultados do Simpósio, constituído por capítulos com DOI (Digital Object Identifier), escritos pelos participantes que pretendam contribuir. Foi ainda preparada uma edição especial conjunta das revistas Climate e Remote Sensing, para os autores que pretendam publicar os seus trabalhos com condições especiais. No segundo caso, importará referir a divulgação atempada da informação pertinente, o envio dos certificados, o atendimento das solicitações especiais dos participantes e a resolução do pequeno número de imprevistos surgidos durante o APMG2023.