10º Simpósio APMG – Tema Principal

Riscos associados a Fenómenos Meteorológicos e Geofísicos

Uma das principais missões da Organização Meteorológica Mundial e dos serviços meteorológicos, hidrológicos e geofísicos nacionais é a de procurar diminuir os impactos catastróficos dos fenómenos naturais. Todos os anos as catástrofes naturais provocam importantes perdas de vidas humanas, destruição de infra-estruturas e de património de valor histórico e cultural.

Tempestades, tornados, secas, sismos, tsunamis, agitação marítima, sobre-elevação do nível do mar, inundações, deslizamentos de terras, incêndios florestais, desertificação, situações alergénicas, etc. têm vindo a ocorrer nas últimas décadas com uma frequência preocupante, havendo razões para se pensar que alguns destes fenómenos possam ser potenciados por alterações climáticas.

Neste 10º Simpósio da APMG pretendemos receber trabalhos em todas as áreas relacionadas com Riscos associados a Fenómenos Meteorológicos e Geofísicos.

Estão convidados dois palestrantes internacionais para a Sessão de Abertura e está previsto, para o mesmo dia, um debate com intervenção de especialistas nacionais em diversas áreas relacionadas com o tema.

Outros Temas

Meteorologia

Aspectos Históricos, Observação/Detecção Remota, Nowcasting, Análise e Previsão do Tempo, Clima e Variabilidade Climática, Interacção Atmosfera-Oceano, Radiação e Composição da Atmosfera, Monitorização e Sistemas de Alerta, Divulgação.

Geofísica

Aspectos Históricos, Monitorização e Sistemas de Alerta, Fontes Sísmicas, Sismotectónica, Estrutura do Globo, Engenharia Sísmica e Risco Sísmico, Gravimetria, Geodesia, Vulcanologia Física, Geofísica Aplicada, Geomagnetismo, Fluxo de Calor.

Outras áreas

Hidrologia, Oceanografia, Agrometeorologia e Biometeorologia.