Realizou-se em Lisboa, em 27 de abril de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma conferência do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) com o tema “Políticas Públicas de Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável em Portugal: passado, presente e futuro – 1998-2018 – o papel do CNADS”.
O CNADS, criado em 1997, é um órgão independente, com funções consultivas, que tem por missão proporcionar a participação das várias forças sociais, culturais e económicas na procura de consensos alargados relativamente às políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável. O seu presidente é designado pelo Conselho de Ministros e é constituído por 36 membros propostos pelas seguintes entidades: Conselho de Ministros, Região Autónoma dos Açores, Região Autónoma da Madeira, Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Associações de diferentes sectores representativos da Sociedade Civil. O Professor Filipe Duarte Santos, atual presidente, sucedeu ao Professor Mário Ruivo, que foi o grande impulsionador do CNADS.
Analogamente ao que sucedeu em Portugal, também foram criados conselhos deste tipo noutros países, conforme preconizado na Declaração do Rio de 1992.
A conferência, integrada nas comemorações do vigésimo aniversário deste Conselho, consistiu essencialmente em dois painéis: Painel I – “1998-2018 – 20 anos do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável” e Painel II – “O Futuro – Missão dos Conselhos Nacionais do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável”.
A conferência, que decorreu sem intervalo, estendeu-se para além das 18:00 horas, tendo sido o tempo para discussão muito restrito, o que não permitiu uma intervenção mais ativa por parte da assistência.
Assistiu à conferência uma audiência bastante numerosa, na qual se encontravam alguns dirigentes da APMG.
Mais informação sobre o CNADS pode ser obtida em http://www.cnads.pt
Painel I – Jorge Moreira da Silva, Pedro Soares, Teresa Andresen, Eugénio Sequeira, José Guerreiro
Painel II – Carlos Zorrinho, João Ferrão, Luísa Schmidt, Carlos Pimenta, Luís Lobo Xavier